O mercado de multipropriedade surgiu em plena pandemia e ajudou o segmento de turismo a não desabar diante das intervenções sanitárias em vários estados do país, aponta relatório da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit Brasil).
Inovação do direito imobiliário nacional, introduzida a partir da Lei 13.777/18, que emendou o Código Civil Brasileiro, a multipropriedade possibilita que novas rotas turísticas apareçam no mapa brasileiro e ocorra maior uso de propriedades compartilhadas nas regiões turisticamente consagradas.
Em 2020, explica Calfat, presidente da Adit Brasil, em relação ao ano anterior, ocorreu crescimento de 18% das mutipropriedades. As rotas estão espalhadas em 65 municípios, em diversos estados.
O que é uma multipropriedade ?
Em poucas palavras, multipropriedade é a democratização do acesso à propriedade, seja de imóveis turísticos ou não.
Segundo consta no Código Civil, no artigo 1.538-C, a multipropriedade imobiliária nada mais é do que “o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada”.
De uma forma objetiva, este tipo de propriedade permite o compartilhamento do imóvel, com uso em tempo proporcional ao investimento que foi realizado pelo proprietário.
Ou seja, um mesmo imóvel terá diversos proprietários, tendo em vista que cada um deles pagou por apenas uma fração do valor total da propriedade.
O que leva as pessoas a adquirirem uma multipropriedade?
Ter a sua tão sonhada casa de férias por um baixo custo de aquisição;
Diluição dos custos de manutenção entre os diversos proprietários;
A possibilidade de visitar outros destinos;
Possibilidade de renda extra;
A casa de férias não fica subutilizada.
Conheça alguma opções de Multipropriedade
SUA PROPRIEDADE COM O LIFESTYLE DO MUNDO
A VCI SA é uma incorporadora e desenvolvedora de produtos premium com marcas internacionais de hotelaria. Fundada em 2012, abriu capital em 2017 e recebeu investimentos de fundos asiáticos em 2018.
Com profunda experiência no Mercado Financeiro, Desenvolvimento Imobiliário e Hotelaria. A companhia é regulada pela CVM e auditada por empresas independentes.
A VCI assinou seu primeiro contrato com a Hard Rock Hotel em 2014, para desenvolvimento de seus projetos no Brasil, em uma sólida e complexa negociação com alto grau de exigências do grupo americano.
Ao olhar para o Brasil e observar a falta de bandeiras internacionais na hotelaria (87% do mercado não possui marcas de rede), a VCI apostou na oportunidade de trazer marcas globais com propostas diferentes do convencionalismo do setor e ampliar a oferta de alto padrão de qualidade para o turismo.
Com a Hard Rock Hotel, desenvolve atualmente seis projetos: Fortaleza (CE) e Ilha do Sol (PR), já em obras avançadas, São Paulo, Natal, Recife e Foz do Iguaçu, em desenvolvimento.
Conheça algumas opções:
Daihane Cézar
Consultora Imobiliária – CRECI/BA n° 11.293
Profissional Homologada VCI – Hard Rock Ilha do Sol / Fortaleza
No comment yet, add your voice below!