Galpões Logísticos e seu mercado na Bahia.

Boa parte das empresas hoje dependem da dinâmica logística, por isso conhecer e analisar o mercado imobiliário de galpões logísticos na Bahia tornar-se tão importante.

Nesse setor imobiliário logístico existem diversas possibilidades de estrutura do espaço físico para a empresa, como por exemplo:

  • Espaço de armazenamento;
  • Depósito de cross-docking;
  • Depósito de distribuição;
  • Ou a combinação de ambos.

Um fator-chave na busca por galpões logísticos adequados é o setor de atividade da empresa.

A depender do bunisses plan (plano empresarial) de cada ramo a necessidade da propriedade ganha novas demandas.

Para uma empresa da indústria alimentícia, o imóvel comercial precisa ser equipada com isolamento e câmaras frigoríficas impreterivelmente.

De outro modo, uma empresa do setor agrícola exigirá, por consequência, silos onde os produtos possam ser armazenados.

Além dos grandes galpões logísticos destinado a armazenamento e distribuição para empresas de varejo, ou comércio eletrônico, que necessitam de uma área de superfície maior, bem como uma infra-estrutura e tecnologia. 

Localização dos Galpões Logísticos

O fator mais crucial para a operação de logística é, obviamente, a localização. 

Galpões logísticos estão estrategicamente localizados nas proximidades de saídas de vias, portos e aeroportos.

Existem também galpões logísticos basicamente urbanos, ou seja, dentro da cidade, destinado a ser um centro de distribuição local, no intuito de cobrir um raio especifico com maior eficiência.

A escolha da localização faz necessária também ao modos de transporte, como o uso do multimodal (movimentação de bens por dois ou mais modos de transporte, utilizando de um único contrato de transporte emitido por um OTM – Operador de Transporte Multimodal)

Ou seja, as mercadorias chegam de caminhão, trem ou navio?

Ou outros meios de transporte serão combinados?

Para caminhões, é importante que o motorista possa facilmente localizar, alcançar e deixar galpão logístico com um mínimo de manobras.

Verificar a carga/descarga nesse tipo de imóvel é essencial para garantir eficiência durante o período de maior movimento. Assim como identificar a necessidade de pátio de manobra, resistência do piso, altura do pé direito, distância entre as baias, porta-pallets, e outros detalhes técnicos de funcionalidade para êxito da operação empresarial.

Vantagens do Condomínios Logísticos

Instalar um estoque, ou realizar operações de distribuição de mercadorias dentro de um condomínio logístico, pode trazer economia para as empresas, devido a sua concepção do negócio, que realiza rateio de custos comuns da estrutura comercial, além de fatores relevantes, como a infraestrutura disponível, localização e flexibilidade na expansão da operação.

Outro diferencial claro dos condomínios logísticos está relacionado com a segurança.

São construídas com estruturas com guarita blindada, eclusas nos acessos dos veículos, cercas elétricas, circuito fechado de TV, alarmes sensoriais, controle de acesso e equipe especializada de seguranças garantem a segurança da área privativa.

Mercado Logístico na Bahia

De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Produto Interno Bruto (PIB) baiano encerrou o ano de 2018 com crescimento de 1,1%. O resultado positivo no ano de 2018, é consequência da recuperação dos setores da agropecuária (12,5%) e de serviços (0,9%).

No caso do setor de serviços essa alta deve-se a expansão em volume do comércio (1,4%); das atividades Imobiliárias (1,2%) e da Administração Pública (1,0%).

Há 44 anos, o Porto de Aratu foi inaugurado, desde então, a iniciativa do governo federal tem se mostrado fundamental para as indústrias do Polo de Camaçari.

O grande problema é que, ao longo dessas mais de quatro décadas, o porto nunca foi modernizado ou ampliado, gerando estrangulamento nas operações, e esse é um dos gargalos que precisam ser resolvidos para o mercado logístico avançar.

Governo Bolsonaro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, realizou um balanço do seu trabalho no primeiro semestre à frente do governo, onde apresentou uma lista das ações já realizadas, além de uma série de projetos de logística e infraestrutura previstos para serem realizadas pelo governo Bolsonaro até o ano de 2022, que somam R$ 208 bilhões em investimentos em contratos de concessão ou parceria público privadas.

Abaixo segue informações divulgadas no twitter pessoal do Ministro onde cita a conclusão da maior ponte ferroviária da America Latina, que faz parte da Ferrovia Oeste-Leste, e em seguida comunica que novidades sobre trecho Ilhéus-Caetité. 

Pelo que podemos perceber pelas ações desse governo, o Ministério de Infraestrutura dará grande ênfase a melhorar as condições logísticas, o que será de grande resultado para o ramo empresarial que depende de obras como essas para garantir maior eficiência, e portanto melhor serviço para o cliente final.

Galpões Logísticos na Bahia

Trabalhamos com diversas opções de galpões logísticos na Bahia, e em outras partes do nordeste. Porém separamos um condomínio logístico desenvolvido pela LOG Commercial Properties, o LOG Feira de Santana (BA).

Possui localização estratégica, pois está localizado a 95km do Aeroporto Internacional Deputado Eduardo Magalhães, com acesso facilitado pelas rodovias BR-324 e BR-101, otimizando a integração modal para o transporte e armazenamento.

Separei 10 diferenciais que fazem da log uma ótima escolha:

  • Localização estratégica para otimizar o seu negócio e facilitar o transporte e a logística de mercadorias;
  • Metragem adequada com locação de galpões a partir de 1.300 m²;
  • Pé-direito diferenciado de 12 metros;
  • Piso nivelado à laser, reduzindo o desgaste com empilhadeiras e resistência até 6 t/m²;
  • Estacionamento amplo, interno e externo para visitantes e pátio de manobra para veículos leves e carretas;
  • Segurança com portaria blindada 24h, com circuito fechado de TV, proporcionando maior economia com o seguro;
  • Comodidade com serviço de limpeza e sala de descanso para motoristas, com copa e sanitário;
  • Paisagismo diferenciado;
  • Apoio em edificações como restaurante, portaria e serviços de jardinagem, limpeza e manutenção em geral;
  • Administração com gestão profissional do condomínio.

Galpões Logísticos e Consultoria Imobiliária

Para realizar a escolha certa do seu galpão logístico deve-se sempre considerar com antecedência as facilidades que o imóvel comercial vai ter que oferecer para permitir que o negócio cresça de forma otimizada.

Nós, Daihane Cézar & Tiago Maia, Consultores Imobiliários, buscamos atender suas necessidades empresariais objetivando a solução ideal para seu novo espaço físico.

Seja qual for sua demanda, dimensão e perfil de imóvel comercial, entre em contato conosco!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *