Como escolher um avaliador de imóveis em Salvador?

Muitas vezes, a avaliação de imóveis é necessária ao comprar, vender, financiar, pois todas essas operações merece um momento de reflexão e análise.

Por isso, a avaliação serve para subsidiar as tomadas de decisões.

Uma avaliação profissional deve ser baseada em dados de mercado e não na simples estimativa que o proprietário acredita.

 O avaliador de imóveis analisa o mercado para descobrir o que um comprador típico pagaria pelo seu imóvel naquele determinado momento.

Mas, se o imóvel é avaliado por um valor mais alto apenas para satisfazer o proprietário corre o risco de sofrer as consequências pela superestimação.

Alta expectativa do preço do imóvel irá diminuir a velocidade de venda, se essa for a finalidade da avaliação.

Além do Avaliador Imobiliário correr sério risco de se comprometer civilmente pela elaboração de um parecer fora da realidade, impactando decisões, de bancos, empresas e até mesmo em disputas judiciais.

avaliador-de-imoveis-em-salvador

3 características essenciais para encontrar em um avaliador de imóveis em Salvador.

Imparcialidade:

A independência do profissional é um requisito importante para a condução do seu serviço avaliatório.

É do conhecimento do avaliador que existe o VALOR TETO, onde seria o valor máximo que um pretendente à compra estaria disposto a pagar, e o VALOR PISO, onde seria o mínimo que o proprietário estaria disposto a receber.

Aqui entra a importância do avaliador de imóveis em Salvador, buscar por meio da técnica o encontro de interesses, onde seria o VALOR DE MERCADO.

Ou seja, “a quantia mais provável pela qual se negociaria voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente”. (NBR 14.651-1/2001)

Experiência do avaliador de imóveis em Salvador:

Busque um avaliador de imóveis em Salvador que tenha experiência na execução de avaliação dentro do perfil de imóvel e finalidade da sua necessidade, nem sempre o mesmo profissional que realiza pareceres de imóveis residenciais está habilitado a analisar condições de mercado de imóveis comerciais, como vise e versa.

Verifique se há referência, depoimentos de clientes, credibilidade na área, breve histórico de experiência profissional, ou qualquer outra relação que passe confiança e segurança.

Ter conhecimento técnico é outro diferencial, pois realizar uma avaliação imobiliária é imprescindível conhecer as normas técnicas, qual tipo de método a ser adotado para encontrar o valor do imóvel avaliando, e produção do documento avaliatório.

Além dessa parte própria da avaliação, outros conhecimentos farão diferença como: economia, direito imobiliário, matemática financeira, estatística básica, tendências mercadológicas, etc., ou seja, um profissional em constante aprimoramento.

Postura Profissional:

Ao entrar em contato com o avaliador de imóveis em Salvador pela primeira vez, verifique com detalhes como é seu atendimento, realize perguntas sobre sua forma de trabalho, prazo de execução, quando foi sua última avaliação, e aí sim, solicite o envio de um orçamento.

preco-avaliacao-de-imoveis-em-salvador

O preço da avaliação imobiliária

Os honorários desse profissional geralmente são cobrados em função do nível de detalhamento pretendido pelo contratante, quantidade de horas, complexidade, finalidade da avaliação, e outros aspectos que por ventura seja importante considerar.

Contratar um avaliador de imóveis em Salvador, que preencha esses três requisitos, raramente será de menor preço, em comparação a outros que você não conseguiu identificar as credenciais.

O velho ditado de que “você recebe o que você paga”, e isso também se aplica aqui. Uma avaliação profissional requer tempo, esforço e conhecimento necessários que foram adquiridos por anos de prática. 

Ao invés de apenas prestar atenção ao preço do serviço avaliatório, minha sugestão é que você inclua as características fundamentais acima para os avaliadores, e decida agora com todos os critérios disponíveis.

Nossa Avaliação de Imóveis

Daihane Cézar & Tiago Maia – Consultores Imobiliários, possuímos expertise na realização de serviços avaliatórios seguindo as normas técnicas, e orientações de instituições nacionais da área de Engenharia de Avaliações.

Já produzimos inúmeras avaliações mercadológicas, tanto para fins empresariais, como necessidades familiares (inventário, separação, etc.).

 Por isso, antes de realizar a avaliação do seu imóvel, entre contato conosco!

Assim nos dá a oportunidade de estar entre as opções de sermos o seu avaliador de imóveis em Salvador.

Ou em qualquer outro município, já que nosso atendimento se expande a todo estado!

Artigos recomendados